Escritório

Conheça a Albatroz

Escritório Albatroz

A atuação na área de restauração de edifícios históricos requer um amplo conhecimento da História da Arquitetura e Urbanismo em geral, a do Brasil especificamente, além do conhecimento e domínio das técnicas de construção utilizadas nos séculos passados. A história das cidades reconta-se pelos edifícios do seu Patrimônio Histórico.

A empresa Albatroz, fundada em 1993, tem sua sede localizada no Município de Colombo na região metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná, com uma área de 3.000m², composta por setor administrativo, ateliê de restauro, marcenaria, espaço para guarda de materiais de obras e um vasto estacionamento.

Trata-se de uma das poucas empresas de arquitetura dedicada exclusivamente a área de restauro, possuindo no seu quadro técnico, profissionais especializados e aptos para realização destes trabalhos – arquitetos, marceneiros, edificadores, restauradores – (com formação específica para trabalhar em restauração de obras de arte), bem como lustres, portas, esquadrias e todos os elementos que compõem a história do edifício restaurado.

Ao longo da sua experiência, a Albatroz vem contribuindo de maneira significativa para a preservação da memória em vários Estados Brasileiros, ao mesmo tempo em que trabalha com o envolvimento das comunidades locais para que estas se sintam parte da reconstrução da história que a elas pertence. Contribui também na criação de condições para o aprimoramento de jovens arquitetos, para atuarem na área, complementando a formação acadêmica dos referidos profissionais.

Escritório Albatroz

Atua ainda na melhoria e regulamentação dos editais e forma de contratação dos trabalhos de restauro, que não tem como objeto simplesmente a reforma ou serviços de engenharia, mas sim a execução de um serviço especializado.

A empresa atua na conservação e restauração completa de obras patrimoniais, que vão desde o edifício, obras de arte e todos os elementos que compõem o contexto dos monumentos restaurados. Elabora, monta, aprova e executa projetos culturais, que utilizam leis de incentivo fiscais, buscando sempre a restauração dos valores estéticos, históricos e conceituais do patrimônio.

As leis de incentivo a cultura tornaram-se, ao longo dos últimos anos, o grande instrumento para viabilização de projetos. Com as dificuldades financeiras do Estado brasileiro, os mecanismo de apoio direto a preservação do patrimônio histórico- cultural, foram se tornando cada vez mais escassos.

A solução foi buscar uma aproximação entre a iniciativa privada e as empresas interessadas em preservar e integrar o patrimônio histórico das cidades.

Apesar das crises e dos percalços econômicos, que afastaram muitos investidores da área de patrimônio, a procura pelas leis de incentivo continua crescendo. Algumas destas vêm sendo reavaliadas e outras criadas.

Claudio Forte Maiolino
Nascido na cidade de São Paulo, é Arquiteto e Urbanista formado pela PUC/PR em 1982, é especialista na área de restauração e manutenção do Patrimônio Histórico, com mais de 80 obras em seu currículo, realizadas em vários estados; é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC/PR desde o ano de 1983; Sócio Fundador da empresa Albatroz Arquitetura Construção e Restauro Ltda desde 1993; foi Conselheiro Representante da Arquitetura da PUC/PR junto ao CREA/PR no ano de 1996 a 2003, Coordenador da Câmara de Arquitetura em 2003, Conselheiro Federal Suplente do CONFEA no ano de 2006 a 2009 e atual Conselheiro Titular do CAU/PR Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Ione Fonseca Vianna
Nascida em Londrina-PR, graduada pela Universidade Estadual de Londrina, Sócia Fundadora da empresa Albatroz Arquitetura Construção e Restauro Ltda desde 1993, atuando na área financeira e administrativa.


Equipe Técnica:

Nancy Valente
Nascida em Bocaiuva do Sul – PR é especialista na área de restauração e manutenção do Patrimônio Histórico. Mestre em Educação pela PUC 2002 (2004), Coordenadora do Laboratório de Técnicas Retrospectivas e Arquitetura Brasileira na PUC 1999 (2008), Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais 1988 (1990), Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná. Atuação Profissional em Conservação e Restauro de Obras de Arte.